Blindspot está mais perto de seu fim a cada semana que passa, e como Sullivan Stapleton falou anteriormente, um misto de sentimentos nos toma com isso. Para nós, fãs da série, há ainda a expectativa de saber o que acontecerá até o final da série. Em entrevistas dadas aos sites Collider, TV Line e TV Insider, Martin Gero, criador da série falou sobre acontecimentos da quinta temporada e compartilhou seus sentimentos encerramento da série.

 

“O final da série é exatamente o que eu pensei que seria”, foi a primeira coisa que Martin revelou ao ser questionado sobre o assunto. “Quando você cria uma ideia de cinco temporadas, no primeiro ano, o nível de detalhe fica muito nebuloso, quanto mais longe a série for. Sabíamos que, na 5ª temporada, eles estariam fugindo e tínhamos uma vaga ideia de quais seriam os momentos finais do programa. Mas, o mais incrível de fazer um programa de TV é que é a atividade em grupo mais comum que você pode fazer. Não é um espetáculo de uma única pessoa. Temos escritores tão incríveis e eles acrescentam muito. Temos um elenco incrível que dá vida insana ao programa. Então, existem, literalmente, centenas de outras pessoas criativas que dão vida ao programa. Eles também informam para onde a série vai caminhar. Então, sim, tínhamos uma ideia de qual seria a temporada, mas até agora superou, em execução, nossas expectativas”, contou Gero.

 

Sobre o último episódio, o criador da série revelou ainda que o episódio foi filmado, gradativamente, por dois meses, mas fez suspense quanto ao motivo dele ter sido feito assim.  “Estou incrivelmente orgulhoso do último episódio. Parece muito único, estranho e bom, de uma maneira cega. Tivemos que filmar esse episódio durante dois meses e meio, repetidamente, entre todos os episódios, por uma razão em que não posso explicar até que você o veja. Esta última temporada é apenas uma celebração incrível do show e de seus fãs, e estou incrivelmente orgulhosa do trabalho que todos fizeram”.

 

Apesar de destacar a temporada como uma celebração, ao falar sobre a final, Gero voltou a falar sobre uma possível morte e explicou porque optou por matar algum dos nossos personagens favoritos. “Esta temporada é sobre adeus. É um longo adeus, e é sobre o quão finito é o show, e também quão finitas são nossas vidas. Isso nos permitiu elevar a narrativa de uma maneira. Eu não vou dizer quais programas, mas houveram alguns programas que terminaram que talvez não tenham sido tão grandes quanto as pessoas gostariam. Eles estavam tentando ser delicados de não matar personagens suficientes ou matavam muitos. [Risos]. Temos que encontrar equilíbrio. Mas é um final. E não há final maior do que a morte de um personagem para lembrá-lo: “Isso está terminando para todos nós”. Essa foi a ideia por trás de tudo”, argumentou.

 

+ Jaimie Alexander conversa sobre a quinta temporada de Blindspot em entrevista à EW

 

Questionado sobre o episódio final, Gero evitou dar qualquer spoiler, mas rasgou elogios para o desfecho da série. “É o nosso maior episódio desde o piloto, mas não pelas razões que você pensa, e sim por causa da logística. [Risos] É um episódio muito amoroso. Quando nos sentamos e dissemos: “O que queremos ver no final?”, Fomos capazes de fazer quase todas as coisas. O final está cheio de ação. Também é preenchido com uma enorme quantidade de amor e emoção e termina, na minha opinião, de uma maneira incrivelmente satisfatória e de círculo completo. Eu acho que é um episódio realmente único. A temporada final foi criada para agradecer aos fãs”.

 

Em entrevista ao TV Insider, Martin Gero ainda destacou que espera que a série seja divertida, especialmente neste momento de isolamento social causado por conta da pandemia do novo coronavírus. “Para nós, é tão importante que o Blindspot seja divertido. Esse sempre foi nosso objetivo, principalmente nas últimas temporadas. Sim, haverá momentos de dor, morte e mágoa, mas é tão importante que o programa seja divertido, e encontrar esses pequenos momentos (cena entre Kurt e Rich Dotcom) é tão hilário. E ainda há muito mais por vir. E, especialmente, agora, todos nós estamos procurando apenas uma ótima ocupação, e é isso que é Blindspot”, exprimiu.

 

“Acho que é triste, mas emocionante”, foi o que Gero disse ao ser questionado sobre seus sentimentos para com o final de sua obra. “Lançamos essa como a última temporada. Pedimos mais 11 episódios para encerrar a história e temos tanta sorte que eles nos deixaram fazer isso. Acho que todos sentimos que cem era um número perfeito para esse tipo de série, pois esse tipo de programa não pode durar para sempre”, finalizou.

 

+ Informações Gerais do episódio 5.02 – We Didn’t Start The Fire